ESPAÇOS DE 

FORMAÇÃO // 

A Aguda tem como meta proporcionar espaços de formação no Estado de Alagoas. Seu primeiro projeto de educação em cinema chama-se SALA DE ROTEIROS, focado em aprimorar os futuros filmes locais, através de série de cursos que destrincham tópicos específicos da escrita audiovisual.

SALA DE ROTEIROS

A primeira edição do projeto, que acontece no primeiro semestre de 2021, foi financiada através da Lei Aldir Blanc - Alagoas. Misturando etapas virtuais e presenciais (que obedecem às regras de prevenção à Covid), as atividades do Sala de Roteiros beneficiam pessoas residentes em Alagoas, a partir de aulas com realizadores e professores do cinema de diversas partes do Brasil.

A segunda edição do Sala de Roteiros foi financiada através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMAC) e tem data prevista para 2022.

CURSOS ABERTOS

 

COMO PENSAR A NARRATIVA SONORA NO CINEMA

Instrutora: Evelyn Santos

Data: 28 e 29 de abril (quarta e quinta-feira), das 19h30 às 21h30

Formato: online, através da plataforma Zoom

INSCREVA-SE AQUI

SOBRE A INSTRUTORA EVELYN SANTOS

Evelyn Santos, paulistana, tem 23 anos. É formada em Audiovisual pela Etec Jornalista Roberto Marinho e Operação de Som no Instituto Criar. Atualmente cursa Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema (AIC). Em 2021 irá estudar som no curso regular da Escuela Internacional de Cine y Tv (EICTV-CUBA). Trabalha como Técnica de Som Direto, Microfonista e Assistente. Seus principais trabalhos são: ''Dentro da minha Pele'', ''Aqui não entra Luz'', ''Chico Rei entre Nós'', ''Bia 2.0'', ''Todos os Mortos'', ''O Pai da Rita'', ''Aruanas'', ''Eleições'', ''Raquel 1:1'', ''Assalto na Paulista'' e os Curtas-Metragens ''Perifericú'', ''Dead Teenager Seance'', ''Mato Adentro'', ''Correntes'', ''Caxangá'' e ''Roma''. Filmes estes, exibidos em diversos festivais (Berlinale, Tiradentes, Kinoforum, Mix Brasil, Recifest, etc). Dirigiu seu primeiro curta-metragem ''Dádiva'' vencedor do Projeto Curta em Casa.

EMENTA

Carga horária: total de 4 h/a (dividida em 2 encontros)

Curso introdutório de narrativa cinematográfica, destinado a estudantes e profissionais do cinema, que já tenham noções básicas do fazer cinematográfico e que queiram conhecer o segmento sonoro.

 

Objetivo e Metodologia 

A oficina pretende abordar e refletir o som como protagonista de uma obra audiovisual, e o seu poder artístico e criativo, através de exposição, exercícios e questionamentos da classe. A partir de trechos de filmes, vamos analisar como o som é importante em uma obra audiovisual e como ele pode se articular em um filme de diversas maneiras. Vamos assistir cenas onde o som vai guiar os personagens, criando sensações, sentimentos e identificação. Entenderemos que o som não tem só aspectos técnicos mas também criativos, e que além do plano das imagens deve-se pensar extra campo sonoro. Vamos entender também como funciona a divisão da equipe de som e suas funções desde a concepção sonora, set de filmagem e na pós produção. Percorrendo as seguintes etapas onde o som se articula em um filme: desenho de som, som direto, edição de som, ambientes, efeitos, foley e mixagem.

 

Conteúdo Programático

 

PARTE 1: O que é o som no cinema? (diálogos, ambiência, atmosfera, silêncio, ruídos e feitos); A importância do Som em uma obra audiovisual; atributos do som (altura, intensidade, timbre, frequência, formatos, estrutura de ganho, equalização, profundidade de bits); exemplos de frequência no cinema; pensando o som criativamente nas etapas de um filme (a criação sonora no roteiro, personagens sonoros, época, paisagens sonoras, som diegético e não diegético) + EXERCÍCIO.

PARTE 2: Análise e discussão do exercício proposto na aula anterior; compreensão sobre a a importância da equipe de som dentro da obra, iniciando na leitura do roteiro e nas visitas de locação; exposição das etapas de decupagem e criação desta equipe na pré-produção, produção, edição de som, feitura de ruídos e foley e na mixagem. 

CURSOS PASSADOS

 

AS PRIMEIRAS ETAPAS DO ROTEIRO: EXPLORANDO AS DINÂMICAS ENTRE STORYLINE E SINOPSE

Instrutor: Daniel Tavares

Data: terças e quintas, de 16/03 até 01/04, das 9h até 11h40

Formato: online, através da plataforma Zoom

Vagas: 30*

SOBRE O INSTRUTOR DANIEL TAVARES

Daniel Tavares, cineasta, roteirista e docente. Graduado da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; e da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba. Mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento de projetos como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, Cuba, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, Brasil, 2017). Integrou comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem e ficções seriadas em editais regionais brasileiros (Polo Audiovisual de Cataguases, MG, 2019; FAC, DF, 2016; e Funcultura, PE, 2015).

 

Nos últimos anos, participou como roteirista e consultor de roteiros em três Núcleos Criativos: Muiraquitã Filmes/SP; Cinema Inflamável/CE; e Videofilmes/RJ. Desde 2019 é um dos orientadores do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA/PR), laboratório de desenvolvimento de roteiros audiovisuais organizado pela Tambor Multiartes. Entre 2013 e 2019, manteve atividades docentes em formatos de oficina no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste/PE; Porto Iracema das Artes/CE), no México (Campamento Audiovisual Itinerante) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro, EICTV). Atualmente é professor do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Em paralelo às atividades acadêmicas e consultorias de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

EMENTA

Carga horária: total de 15 h/a (dividida em 6 encontros)

Destinado a estudantes e profissionais ligados às áreas de criação, produção e realização audiovisual que desejem ampliar sua zona de conhecimento sobre o roteiro e explorar as primeiras etapas de desenvolvimento de um projeto de ficção através das dinâmicas entre storyline e sinopse.

 

Objetivo e Metodologia 

presentar aos participantes uma breve perspectiva da evolução de modelos narrativos que conduziram à dramaturgia audiovisual e suas estruturas paradigmáticas. Abordar as primeiras etapas da construção de um roteiro cinematográfico a partir das dinâmicas de trabalho entre a storyline e a sinopse. Ao explorar a storyline, apresentar uma metodologia de análise da articulação entre drama e tema nas premissas norteadoras de um projeto de ficção, buscando a síntese e a coerência para a evolução do processo criativo. Abordar a sinopse como etapa posterior e fundamental na construção da hipótese estrutural do drama e seus personagens.

 

Conteúdo Programático

 

PARTE 1 (encontros 1 e 2, abertos): Os elementos básicos do roteiro -

As modalidades narrativas e uma brevíssima evolução histórica do pensamento dramático; - A consolidação do sistema dramático clássico e seus paradigmas de estrutura e personagem;

 

PARTE 2 (encontros 3 e 4): A articulação entre drama e tema - A metodologia dos eixos dramáticos e temáticos na articulação das premissas do projeto; - Storyline: a coerência e a síntese na busca do centro do relato;

 

PARTE 3 (encontros 5 e 6): A estrutura: dinâmicas entre storyline e sinopse - Paradigmas estruturais e gêneros dramáticos; - Sinopse: a estrutura geral do drama

*Visando democratizar o acesso ao ensino das ferramentas básicas, todos os inscritos poderão participar das duas primeiras aulas introdutórias, nos dias 16/03 e 18/03. 

 © 2021 Aguda Cinema

oi@agudacinema.com.br

  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Vimeo Cinza